sábado, 11 de agosto de 2012

CT Boucherie

Decoração até sob o prato
Para começar o blog resolvi escrever sobre o meu restaurante favorito: CT Boucherie. Quem fala francês (o que não é o meu caso) já percebeu a especialidade da casa, mas para aqueles que não captaram ainda: Boucherie quer dizer Açougue. Pois é, o negócio aqui são as carnes, e que carnes. 
Antes de saborearmos, vamos a uma pequena aulinha de história sobre o lugar.
Quem é que não conhece o Claude Troisgros? Não conhece? Dá uma zapeada pelo canal GNT e procura pelo programa Que Marravilha!. Bom, o boucherie em questão leva as iniciais desse grande chef, CT, mas quem toca a casa mesmo são seus filhos, Thomas e Carolina Troisgros.

Por e-mail, os dois falaram um pouco da experiência que foi iniciar este projeto:
- Sou apaixonado por carnes, acho que está no sangue. Meu avô Pierre, antes de se tornar cozinheiro era açougueiro, e meu pai já vinha amadurecendo a ideia de ter uma casa de carnes. Fui a campo com ele para escolher os melhores cortes e fornecedores. Foram uns seis meses nessa jornada. O menu foi criado pelo meu pai, que desde o início buscava um caminho diferente das tradicionais churrascarias cariocas, diz Thomas.

Com um cardápio simples, é possível se dar bem seja lá qual for a sua escolha.

Mille feuille de palmito e tartare de salmão
Como em todos os bons restaurantes do Rio, a fila é grande, mas vale encarar. A decoração interna é bem interessante, começando pelo jogo americano que colocam à sua frente. Nada mais é do que o rascunho do desenho de um boi, explicando a localização exata de cada corte bovino (bem educativo). Os garçons usam um figurino ao estilo francês (tem até boina), e o ambiente acolhedor faz com que a gente se sinta em casa (ou melhor, na França).
- Foi tudo muito bem pensado, para que pudéssemos desenvolver a comunicação visual da casa de uma maneira única, comenta Carolina.

Já arranjou uma mesa? Então vamos começar nossa viagem:

Entrada:
Como tira-gosto são 15 opções, que de maneira criativa usam e abusam de ingredientes pouco convencionais. Destaque para o Carpaccio de melancia Larica Total. Ótima combinação, além de um nome bem divertido.
Bife de chorizo superior

Prato principal:
Hora de iniciar os trabalhos. São 11 tipos de grelhados, bem diferentes uns dos outros, acompanhados de um molho a sua escolha (são sete). A Bisteca Fiorentina ganha estrela dourada pelo tamanho (900grs!!!) e pelo preço (R$188,00). Mas como tudo que é caro, têm lá suas vantagens. Essa é a única carne que vem com todos os molhos. É ou não é motivo de alegria? A casa sugere que a Bisteca seja para duas pessoas, e eu também. Mas se você não estiver com alguém disposto a optar por ela, e também não for tão faminto assim, tente o Bife de chorizo, que é de uma maciez incrível (seja lá qual for o seu ponto de preferência).

Carne na mesa, é dada a largada para o rodízio de acompanhamentos. É cada guarnição mais saborosa que a outra. Elas vão desde o requintado Ratatouille até o popular arroz maluco, cada um com seu devido sabor destacado. É possível participar apenas do rodízio, sem carne (tem maluco pra tudo).
Petit gateau com tapioca

Sobremesa:
Você finalizou seu prato, está mais que satisfeito, mas acha que ainda cabe mais um docinho? Então não perca seu tempo, já vai pensando na academia do dia seguinte (sim, porque depois dessa refeição você vai direto pra cama dormir). Novamente, de maneira simples, são apenas sete pratos de sobremesa (fora os picolés Diletto), então não tem como errar. Se está indo pela primeira vez, e a primeira vez, como dizem, é sempre mais gostoso, minha sugestão é o Petit gateau de doce de leite com sorvete de tapioca. Uma mistura de sabores inesquecível, como toda a primeira vez deve ser (ou segunda, terceira, quarta...).

Bom, O CT Boucherie fica na rua Dias Ferreira, a mais badalada do Leblon, zona sul carioca. Se não souber onde é, procure no Google Maps, rs.

Para mais informações acessem: www.ctboucherie.com.br

Espero que tenham curtido tanto quanto eu, não pensei que seria tão divertido escrever um blog. A lista tá enorme, temos muito ainda a explorar.

Até mais, chef.

Nenhum comentário:

Postar um comentário