quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CT Brasserie

Novamente CT, mas dessa vez outro: Brasserie. Eu achava que Brasserie era padaria em francês (ouvi dos intelectuais de botequim), mas fui me certificar no Deus Google, e não é nada disso. Brasserie é um tipo de restaurante de ambiente descontraído, mas requintado (espírito bon vivant). E é exatamente o que você encontra em mais essa maravilha, comandada pelo chef Didie Labbé (que vem fazendo um belo trabalho).

Como o restaurante fica num shopping, não tem problema sentar do lado de fora, mas vale à pena tentar uma mesa lá dentro. Por quê? A cozinha é aberta, o que acaba sendo um show à parte ('incluso no preço do prato'). Mas caso seja barrado pela lotação interna, a vista da varanda também não é tão ruim assim (Armani e Daslu são alguns vizinhos interessantes).

Chega de papo furado, vamos conhecer um pouco mais desse cardápio?

Linguado crocante com purê de baroa
Bom, se você for almoçar, há um cardápio especial com algumas opcões bacanas de preço.

Entrada:
É de lei pedir um appetizer, mas muita gente prefere cair de boca logo nos pratos principais (livre arbítrio é fogo). No Brasserie as sugestões são levemente diferentes do Boucherie, então não tenho muito o que comentar (até porque também não tive tempo de experimentar tantas assim). Minha dica vai para o Carpaccio de Shitake (sem foto). Pra quem curte um cogumelo, certamente será uma boa. O azeite trufado dá um toque final especial.

Prato principal:
Aqui eu começo a ser chato. Fico o maior tempão pra decidir (tem peixe, massa, carne - por isso prefiro um lugar que já escolhe por mim). Enfim, consegui escolher, e vou te contar, fui feliz em ambas as minhas decisões, e vou te mostrar quais são, agora.

Linguado crocante com purê de baroa -
Você curte uma batata baroa? Eu adoro, sério mesmo, pra caramba. Quando bati o olho nesse acompanhamento tinha certeza que era o prato que ia escolher (mesmo zapeando pelo cardápio por 5 horas). Ok, mas o que importa aqui é o peixe, Linguado. Não é o melhor amigo da Pequena Sereia, ainda bem, porque foi bom de comer. Além de suculento (e olha que eu sou chato pra peixe), ele estava de desmanchar na boca. O crocante dá a consistência que (não) falta. E a baroa, que pra mim teria destaque, acabou mantendo seu lugar de coadjuvante, mas muito bem representado. Tem uma banana caramelizada também, bem legal (não sei qual a mania do Claude com essas bananas, vou descobrir). Enfim, prato mais que aprovado!
Carne com palmito pupunha e espinafre

Carne com palmito pupunha e espinafre -
Por quê 'carne'? É, como diria a moderna Mallu Magalhães, 'eu to ficando velho, eu to ficando louco'. Não me lembro que carne é essa, mesmo. Talvez seja chorizo, porque eu sempre peço ele com chimichurri (e esse molho da foto tá com cara de ser ele), mas não vou arriscar. De qualquer maneira, seja lá qual for o seu, será uma boa. O que me chamou atenção aqui foram os acompanhamentos. Palmito pupunha assado, perfeito. Diferente de um episódio do Que Marravilha!, onde o Claude queimou o dito cujo (pelo menos a primeira camada), este aqui estava no ponto. Se tem uma coisa que me deixa irritado, isso é palmito duro. É ruim demais. As mãos do Didie fizeram mágica no preparo deste, pois estava macio e saboroso. Por fim, o espinafre. Muita gente vai olhar (ler) de cara feia, porque existe realmente um preconceito em torno desse legume, mas não comigo. Eu me amarro (talvez porque eu seja fã do Popeye). Acho que se as mães preparassem um espinafre desses pros filhos, muitos mudariam de ideia quanto aos alimentos saudáveis (se bem que rolou uma manteiga safada aqui). Em todo o caso, estavam divinos, tanto a carne (mesmo sendo de paradeiro desconhecido) quanto os acompanhamentos.

Rabanada com doce de leite
Sobremesa:
Oba, minha parte favorita! Mantendo a mesma lista do Boucherie, e adicionando algo(s) mais, aqui está o que é hors concours: a Rabanada. Sério? Seríssimo! Feita na hora, e com doce de leite à parte, ela não vai te fazer lembrar do Natal. Segundo a foto, rola um sorvete também (que deve ser de tapioca, mas não me lembro - memória?).

O CT Brasserie fica no shopping Fashion Mall, em São Conrado.

Para mais informações acesse: www.ctbrasserie.com.br

Glossário -
Para quem ficou em dúvida da palavra hors concours, ela é bastante utilizada na língua portuguesa (pelo menos por nós, brasileiros). Ela quer dizer 'sem competição', ou seja, não tem nada melhor que a rabanada.

Ps.: Não se esqueçam de pedir um vinho. Não vou indicar pois ainda não me considero um bom sommelier.

Bon appétit, amigos!

2 comentários:

  1. Muito profissional cara!!amei. alias, se quiser algumas novidades de restaurantes só falar comigo, faço assessoria d gastronomia barra/zona sul

    ResponderExcluir
  2. Po, quando tiver sugestões maneiras, até mesmo quando você for num lugar legal, tira foto de tudo e me manda!!!!

    ResponderExcluir