sábado, 25 de agosto de 2012

Refuge des Fondus (Paris, França)

Vinho branco na mamadeira
Hoje vou mandar uma bem diferente, internacional. Vem de Paris, e é top: Refuge des Fondus. Bom, já deu pra perceber que a casa serve fondue, mas o mais legal são as bebidas, servidas em mamadeira. Ok, você viu aquele programa do Bruno de Luca onde ele foi nesse lugar da mamadeira (pra quem não viu, esquece isso aqui), mas aquele era um bar (de temática infantil), aqui a história é outra (e bem mais legal). Há algum tempo, o governo francês estabeleceu um imposto em cima do vinho servido em taça (?), e como forma de protesto os donos de bares e restaurantes passaram a servir as bebidas em mamadeiras. Bom, o objetivo foi atingido com sucesso (não acredito que ainda seja cobrada tal taxa), mas alguns lugares aderiram à moda e ainda hoje servem vinhos dessa maneira (pelo menos como opção). É uma coisa muito maluca.

O ambiente também é super descontraído. Bem ao estilo informal (onde você vai até a cozinha para pendurar o casaco, luvas, gorro...), aqui tudo é bem diferente. As paredes são todas pixadas (até o aquecedor entrou nessa onda), e muitas delas tem notas de todos os lugares do mundo espalhadas. Encontrei até uma com a assinatura da minha tia (acredita?). Não tem como não ficar relaxado, mesmo. Os próprios funcionários são bem camaradas (o que foge muito ao mal humor típico francês). Só por isso já valeu a ida.
A decoração faz toda a diferença
Comida? Ah sim, temos que ver essa parte, tinha me esquecido.

Como disse anteriormente, lá é fondue, então se você não curte (tem alguém?), não vá. Eles possuem uma entradinha, com azeitona, salaminho, pastinhas. Tudo muito bom, mas bem normal (fazemos em casa, normalmente).

Eles então perguntam se você vai querer carne ou queijo (mas acho que pode ser os dois), e logo já trazem as panelas. São três molhos muito bons (não me lembro quais), mas assim como a entrada, o sabor é normal. Até porque, vamos combinar, não tem como ser diferente de qualquer outra parte do planeta (é você que cozinha a carne). Não coloquei foto porque é bem comum, panelas e carne crua.

A sobremesa, bom, é fondue também (surpresa). Eu não comi, porque estava muito satisfeito e já era tarde da noite. Ah, ele fica num lugar não muito movimentado, bom, deixa eu terminar de falar da comida e já conto sobre a localização. Acho que você pode escolher chocolate pra sobremesa, e vem fruta (como de costume), mas vou ficar devendo a resposta exata.

Ok, vamos falar sobre a localização. Quem conhece a cidade luz sabe que o norte é quase como a cidade proibida (tá, nem tanto, mas conhecida por ser perigosa). O restaurante é mais ao norte, mas não tem problema algum. Acho que esse novo presidente está investindo pesado em segurança pública (não que o Sarkozy não investisse). Enfim, eu fui já era tarde da noite e não aconteceu nada. Tem só que ficar atento (esses briefings que toda mãe dá antes do filho sair de casa).

Faixada do restaurante (sou eu)
Se for de metrô (o que eu aconselho), você descerá na estação Abbesses, que não dá em frente ao lugar, mas bem próximo. A rua é 3 Frères (três irmãos, traduzindo), número 17. Você vai subir a tal rua achando que está no lugar errado, mas é isso mesmo. Ele fica bem espremido, num lugar meio estranho (pelo menos para se ter um restaurante). Essa é uma dica valiosa, então cuide com carinho. De verdade, não é tão comum, apesar de viver cheio (e apesar, novamente, de estar vazio quando eu fui). Ele vai fazer você se sentir um francês local, fácil.

Essa viagem eu fiz no começo do ano, e fiz uma pesquisa, ainda no Brasil, sobre lugares legais. Então esse foi apenas um dos restaurantes franceses (de verdade) que vou escrever. Se planeja viajar pra lá, não deixe de visitar esse e os próximos.

Très bien!

2 comentários:

  1. Parabens, Rodrigo! O blog está uma delícia de ler! Muita vontade de ir no Refuge des Fondus!

    ResponderExcluir
  2. Vamos combinar uma viagem a Paris, com todos da PUC, haha!!!

    ResponderExcluir